O SEMINÁRIO - LIVRO 6

Data do primeiro encontro: 08 de julho de 2022

Quando acontece: sextas-feiras, quinzenalmente, das 13h às 15h

Posso pegar o bonde andando?

Sim! Os encontros são abertos e para participar basta acessar a videoconferência pelo celular ou computador. Mas como se trata de uma leitura em sequência, pegar o bonde andando implica ter perdido parte da discussão. Sugerimos sempre a leitura prévia do(s) texto(s) que estivermos trabalhando.
O(s) texto(s) está sempre disponível logo abaixo nesta página.

EMENTA:

    Exatamente isso, você não leu errado. A gente vai ler Lacan direto da fonte! Então deixa o medo de lado e vem passar mal com a gente.


   Sobre esse seminário, Jacques-Alain Miller diz: "O que Lacan mostra? Que o desejo não é uma função biológica; que ele não é coordenado a um objeto natural; que seu objeto é fantasístico. Por conseguinte, o desejo é extravagante. ... Prega-nos peças, mas ao mesmo tempo, se não for reconhecido, fabrica sintoma. Numa análise, trata-se de interpretar, isto é, ler no sintoma a mensagem de desejo que ele encerra. ...Até pouco tempo, nossas bússolas, por mais diversas que fossem, apontavam, sem exceção, para o mesmo norte: o Pai. Acreditava-se que o patriarcado era uma invariante antropológica. Seu declínio se acelerou com a igualdade de condições, a intensificação do poder do capitalismo, o predomínio da técnica. Estamos em fase de saída da era do Pai. Outro discurso está em vias de suplantar o antigo. A inovação no lugar da tradição. Em vez da hierarquia, a rede. O atrativo do futuro prevalece sobre o peso do passado. O feminino alcança o viril. ... O Édipo não é a solução única do desejo, é apenas sua forma normalizada; esta é patogênica; não esgota o destino do desejo. Daí o elogio da perversão que encerra o volume. Lacan lhe confere o valor de uma rebelião contra as identificações que asseguram a manutenção da rotina social. ... Estamos envolvidos. Lacan fala de nós."

   E aí? Bora?

Próximo encontro:
19 de agosto de 2022

Para acessar o encontro 

*A reunião acontecerá pelo Zoom. A sala de videoconferência só é aberta no dia e horário marcados. Não será possível acessar caso tente entrar fora da data e horários estabelecidos.
O texto do próximo encontro é: 
"Lição 2" (págs. 35 a 51)
Nossos projetos de Estudo Teórico geram uma biblioteca virtual com todos os textos trabalhados e alguns outros complementares.
Para acessar