O SEMINÁRIO - LIVRO 6
Data do primeiro encontro: 08 de julho de 2022
Quando acontece: sextas-feiras, quinzenalmente, das 13h às 15h
Posso pegar o bonde andando?
Sim! Os encontros são abertos e para participar basta acessar a videoconferência pelo celular ou computador. Mas como se trata de uma leitura em sequência, pegar o bonde andando implica ter perdido parte da discussão. Sugerimos sempre a leitura prévia do(s) texto(s) que estivermos trabalhando.
O(s) texto(s) está sempre disponível logo abaixo nesta página.
EMENTA:
Exatamente isso, você não leu errado. A gente vai ler Lacan direto da fonte! Então deixa o medo de lado e vem passar mal com a gente.
Sobre esse seminário, Jacques-Alain Miller diz: "O que Lacan mostra? Que o desejo não é uma função biológica; que ele não é coordenado a um objeto natural; que seu objeto é fantasístico. Por conseguinte, o desejo é extravagante. ... Prega-nos peças, mas ao mesmo tempo, se não for reconhecido, fabrica sintoma. Numa análise, trata-se de interpretar, isto é, ler no sintoma a mensagem de desejo que ele encerra. ...Até pouco tempo, nossas bússolas, por mais diversas que fossem, apontavam, sem exceção, para o mesmo norte: o Pai. Acreditava-se que o patriarcado era uma invariante antropológica. Seu declínio se acelerou com a igualdade de condições, a intensificação do poder do capitalismo, o predomínio da técnica. Estamos em fase de saída da era do Pai. Outro discurso está em vias de suplantar o antigo. A inovação no lugar da tradição. Em vez da hierarquia, a rede. O atrativo do futuro prevalece sobre o peso do passado. O feminino alcança o viril. ... O Édipo não é a solução única do desejo, é apenas sua forma normalizada; esta é patogênica; não esgota o destino do desejo. Daí o elogio da perversão que encerra o volume. Lacan lhe confere o valor de uma rebelião contra as identificações que asseguram a manutenção da rotina social. ... Estamos envolvidos. Lacan fala de nós."
E aí? Bora?