Coord.: Thaina Oliveira & Milton Nuevo

ORIGENS PSÍQUICAS DA AUTORIDADE E DO AUTORITARISMO

Data do primeiro encontro: 26 de outubro de 2021

Quando acontece: terças-feiras, quinzenalmente, das 13h às 15h

Posso pegar o bonde andando?

Sim! Os encontros são abertos e para participar basta acessar a videoconferência pelo celular ou computador. Mas como se trata de uma leitura em sequência, pegar o bonde andando implica ter perdido parte da discussão. Sugerimos sempre a leitura prévia do(s) texto(s) que estivermos trabalhando.
O(s) texto(s) está sempre disponível logo abaixo nesta página.

EMENTA:

  Por que os seres humanos tendem a estabelecer relações de domínio e servidão? Além dos fatores sociais, políticos e históricos em jogo, quais são as bases psíquicas de tal tendência?

Este livro é um ensaio em torno de tais questões, tomando como eixo central o modo como se institui psiquicamente a autoridade e se forma o Eu autoritário. Sua referência principal é a psicanálise, mas não sem diálogo com a antropologia, filosofia, sociologia, linguística e literatura. Por meio desses diálogos, elabora dois conceitos-chave: desejo de poder - extraído especialmente de uma leitura das teorias de Saussure e Lacan - e vontade de potência - embasado principalmente nas teorias de Gross, Freud e Lacan. Esses conceitos servirão, dentre outras coisas, para sustentar a tese de que a vontade de dominação e de submissão não são inerentes à condição humana. Ao final, levanta reflexões sobre por que e como o autoritarismo pode ser combatido a partir da psicanálise.

Próximo encontro:
07 de dezembro de 2021

Para acessar o encontro 

*A sala de videoconferência só é aberta no dia e horário marcados. Não será possível acessar caso tente entrar fora da data e horários estabelecidos
O texto do próximo encontro é: 
Páginas 65 a 81. Leia abaixo:
Nossos projetos de Estudo Teórico geram uma biblioteca virtual com todos os textos trabalhados e alguns outros complementares.
Para acessar