Coord.: Thaina Oliveira & Milton Nuevo

pois é, "O grafo do desejo", por Alfredo Eidelsztein

Data do primeiro encontro: 02 de fevereiro de 2021

Quando acontece: terças-feiras, quinzenalmente, das 13h às 15h

Posso pegar o bonde andando?

Sim! Os encontros são abertos e para participar basta acessar a videoconferência pelo celular ou computador. Mas como se trata de uma leitura em sequência, pegar o bonde andando implica ter perdido parte da discussão. Sugerimos sempre a leitura prévia do(s) texto(s) que estivermos trabalhando.
O(s) texto(s) está sempre disponível logo abaixo nesta página.

EMENTA:

  Já ouviu falar em Grafo do Desejo, não é? E aí você achou que seria uma gentileza do Lacan, que didaticamente esquematizou o modo de imbricação do desejo na estrutura subjetiva e foi lá tentar! Se você também se desesperou profundamente e saiu dessa empreitada pior do que entrou, aqui está uma nova chance!

Vamos ler juntxs o livro "O Grafo do Desejo" de Alfredo Eidelsztein. Falaremos de topologia, lógica, matemática, linguística e tudo o mais que sempre te desesperou e arrancou lágrimas das suas noites solitárias (em quarentena ou antes). Tentaremos mostrar que com calma, paciência e, principalmente, acompanhadx é possível até mesmo entender Lacan!

Esse livro é a transcrição das aulas de Eidelsztein no curso de pós-graduação "o grafo do desejo e a clínica psicanalítica" realizado na Universidade de Buenos Aires (UBA) em 1993. O autor traz uma tese audaciosa de que o Grafo do Desejo é a esquematização grafológica da topologia do objeto a. Calma, nós sabemos perfeitamente que esse é um enunciado assustador. De fato é mesmo uma leitura difícil, no entanto o modo como Alfredo Eidelsztein constrói sua argumentação é, ao mesmo tempo, rigorosa e generosa. O avanço se dá paulatinamente a cada aula e percorremos temas complexos com pouca aceleração e bastante didática.

Quem sabe ao final da leitura do livro, possamos nos aventurar juntxs por uma continuidade... porque não diretamente nos textos do próprio Lacan?

Próximo encontro:
02 de março de 2021
Para acessar o encontro 
*A sala de videoconferência só é aberta no dia e horário marcados. Não será possível acessar caso tente entrar fora da data e horários estabelecidos
O texto do próximo encontro é: 
Capítulo 2 (O objeto a e a teoria matemática de grafos e redes) do livro 'O Grafo do Desejo'. Leia abaixo
Nossos projetos de Estudo Teórico geram uma biblioteca virtual com todos os textos trabalhados e alguns outros complementares.
Para acessar 

Acesse nossos canais nas redes sociais para receber nossas atualizações e conteúdos diversos

  • Facebook - Black Circle