Estudos na Praça:  Práticas de Psicanálise

A atuação como psicanalista é inevitavelmente geradora de questões e impasses, seja no consultório, nas instituições públicas ou privadas, seja na praça. O que seria possível praticar, daquilo que a psicanálise nos provoca, em meio ao trabalho cotidiano quando ele extrapola as condições "previstas" na formação? O que se faz enquanto psicanalista nos serviços do SUS, SUAS, no campo da educação, ou no espaço público? Como criar possibilidades de atuação para além das condições tradicionais da prática clínica em consultório? Sustentar a condição ética e a consequência política da psicanálise no fazer institucional, ou no espaço público além de não ser tarefa simples, impõe um repensar constante das práticas – o que torna-se ainda mais significativo hoje, tendo em vista os impasses de nosso tempo histórico. É isso que nos leva a querer promover um espaço em que circulem

as experiências e reflexões a esse respeito, tanto por nós quanto pelxs possíveis interessadxs nessa iniciativa. Esse é o nosso desejo e a nossa aposta.

TENDO EM VISTA AS ATUAIS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NA CIDADE, O FUNCIONAMENTO DO PROJETO FOI ALTERADO TEMPORARIAMENTE. FORAM SUSPENSOS OS ENCONTROS PRESENCIAIS NA PRAÇA ROOSEVELT E DISPONIBILIZAMOS UMA PLATAFORMA PARA A REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS ONLINE.

SEGUEM ABAIXO AS INSTRUÇÕES DE ACESSO

Quem pode participar? 

Qualquer pessoa que tiver interesse no tema será bem-vinda. Pretendemos juntar nesse espaço interlocutorxs para debater experiências perpassadas pela psicanálise, dentro ou fora das instituições. Sempre com auxílio de textos escolhidos pelo grupo.

Quais as condições para participar?

Os encontros são abertos e para participar basta acessar a vídeoconferência pelo celular ou computador. Informamos que os encontros estão sendo gravados e que podem vir a ser disponibilizados no nosso canal do YouTube futuramente. Sugerimos sempre a leitura prévia do texto que estivermos trabalhando. Os textos estarão sempre disponíveis em nosso site (veja abaixo).

Instruções de acesso: 
Os encontros acontecerão sempre por videoconferência enquanto durarem as medidas de quarentena. Faremos isso utilizando o Google Hangouts, então para participar você precisa de uma conta Google. Caso você ainda não tenha uma conta, CLIQUE AQUI para ver as instruções de como fazer isso. É simples e gratuito!

Tendo uma conta, basta acessar o link que será disponibilizado junto com o texto que estivermos trabalhando um pouco mais abaixo nessa mesma página!

Você pode fazer isso pelo celular, tablet ou pelo computador. Recomendamos, se possível, o uso de fones de ouvido com o intuito de evitar interferências na captação de som e melhorar a qualidade do encontro.

Quando? 
Nossos encontros são quinzenais, sempre aos sábados das 11h00 às 13h00. As alterações e confirmações das datas dos encontros são divulgadas tanto no site quanto em nossa página do facebook
.

Preciso fazer inscrição? 
Não é necessário se inscrever, o evento é aberto e é só acessar. Recomendamos apenas que procure ler previamente o texto que será discutido no encontro. Confira abaixo quando será o próximo encontro e o que estamos lendo.

Próximo encontro:
19 de setembro de 2020 

*POR CONSEQUÊNCIA DA SITUAÇÃO ATUAL OS ENCONTROS NÃO SEGUIRÃO PRESENCIALMENTE NA PRAÇA. OS ENCONTROS SERÃO MANTIDOS, MAS REALIZAREMOS ONLINE. SE VOCÊ PULOU O TEXTO DO INÍCIO DA PÁGINA, VOLTE LÁ QUE DEIXAMOS AS INSTRUÇÕES DE ACESSO.
Para acessar o encontro 
*A sala de videoconferência só é aberta no dia e horário marcados. Não será possível acessar caso tente entrar fora da data e horários estabelecidos
O texto escolhido para este encontro é o nono capítulo do Seminário 17, de J. Lacan, chamado "A Feroz Ignorância de Yahvé" (que pode ser lido abaixo). Todos os textos da biblioteca dos estudos na praça estão disponíveis no nosso drive, que pode ser acessado AQUI.
O projeto Estudos na Praça gera uma biblioteca virtual com todos os textos trabalhados e alguns outros complementares.
Para acessar 

Acesse nossos canais nas redes sociais para receber nossas atualizações e conteúdos diversos

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle