veja a lista de destinos de nossa biblioviária e escolha o seu

A Biblioviária é um projeto de leituras compartilhadas online. Funciona assim: qualquer pessoa pode propor aqui uma leitura a partir de um interesse próprio relacionado e/ou atravessado pela psicanálise. As leituras acontecem em encontros periódicos online utilizando uma vídeoconferência.

Abaixo você confere a lista do que está rolando no momento.

Caso queira propor um destino em nossa biblioviária, entre em contato e converse com a gente.

O SEMINÁRIO - Livro 6: O desejo e sua interpretação

    Exatamente isso, você não leu errado. A gente vai ler Lacan direto da fonte! Então deixa o medo de lado e vem passar mal com a gente.

Sobre esse seminário, Jacques-Alain Miller diz: "O que Lacan mostra? Que o desejo não é uma função biológica; que ele não é coordenado a um objeto natural; que seu objeto é fantasístico. Por conseguinte, o desejo é extravagante. ... Prega-nos peças, mas ao mesmo tempo, se não for reconhecido, fabrica sintoma. Numa análise, trata-se de interpretar, isto é, ler no sintoma a mensagem de desejo que ele encerra. ...Até pouco tempo, nossas bússolas, por mais diversas que fossem, apontavam, sem exceção, para o mesmo norte: o Pai. Acreditava-se que o patriarcado era uma invariante antropológica. Seu declínio se acelerou com a igualdade de condições, a intensificação do poder do capitalismo, o predomínio da técnica. Estamos em fase de saída da era do Pai. Outro discurso está em vias de suplantar o antigo. A inovação no lugar da tradição. Em vez da hierarquia, a rede. O atrativo do futuro prevale...

Sextas-feiras, quinzenalmente, das 13h às 15h