veja a lista de destinos de nossa biblioviária e escolha o seu

Leituras compartilhadas online. Em encontros periódicos, utilizando um chat online, alguém propõe uma leitura a partir de uma pesquisa própria relacionada à psicanálise. Na lista abaixo você vê o que está rolando na nossa biblioviária, escolhe seu destino e boa viagem!

Caso queira propor um destino em nossa biblioviária, entre em contato e converse com a gente.

Canguilhem e Politzer - do fato patológico ao fato psicológico

coord.: Milton Nuevo

 Faremos a leitura de duas obras: "O Normal e o Patológico" de Canguilhem e, na sequência, "Crítica dos Fundamentos da Psicologia - a psicologia e a psicanálise" de Politzer.

Com Canguilhem, procuraremos estabelecer o que permite que a gente diga que estamos diante de um fato patológico. Uma pesquisa fundamental e válida para qualquer clínica, seja ela médica, psicológica ou psicanalítica. Em seguida, com Politzer, poderemos pensar sobre o que permite dizer que um fato é da ordem do psicológico. Diretriz fundamental para qualquer prática clínica que se debruce sobre o sofrimento psíquico. No percurso, porém, encontraremos diversas críticas que colocam em xeque tanto a medicina científica quanto a psicologia enquanto ciência e até mesmo a própria psicanálise.

Terças-feiras, quinzenalmente, das 20h às 22h

Título...

coord.: Nome(s)

 Sinopse da proposta

Dia da seman, periodicidade, horário

Acesse nossos canais nas redes sociais para receber nossas atualizações e conteúdos diversos

  • Facebook - Black Circle